domingo, 20 de janeiro de 2013

Bebidas Geladas, Maltadas e Cremosas de Cerveja


Sorvete de Cerveja

- 150 g de preparado em pó para sorvete sabor chocolate (é vendido no supermercado num saquinho, normalmente fica próximo das gelatinhas, esse  pó exixte em 3 sabores, baunilha, morango e chocolate).
- 400 ml de cerveja bem gelada  (eu usei uma Porter da Colorado pois as porters combinam com chocolate).
- ½  lata de leite condensado para adoçar (opcional).

Bata na batedeira a mistura para sorvete com a cerveja bem gelada (quase congelada), por 6 minutos, comece na velocidade baixa e depois do primeiro minuto vá aumentando a velocidade até o máximo. No final terá um creme fofo e encorpado, acrescente o leite condesado a gosto para adoçar e bata até homogenizar a mistura.
Leve ao congelador por 4 horas no mínimo.

Rendimento: Se você tiver uma batedeira planetária essa receita pode render  até 2 litros de sorvete. Eu utilizei uma batedeira normal e obtive pouco menos de 1,5l.


Frapê de Cerveja  

- Três bolas de sorvete de cerveja  (veja receita anterior)
- 150ml de cerveja gelada (usei a mesma porter que usei no sorvete)
- 4 colh. de creme de leite de caixinha gelado.
- Leite condensado à gosto para adoçar.

Bata o sorvete, a cerveja, o creme de leite e o leite condensado no liquidificador até ficar cremoso. Sirva em uma taça grande com a calda de chocolate (veja receita abaixo).

Rendimento: 350 ml.


Beer shake ("Milk shake" de Cerveja)

- 150ml de cerveja bem gelada.  (Pode usar a cerveja de sua preferencia e harmonizar com o sabor do sorvete)
- 4 bolas de sorvete do sabor de sua preferência , o ideal é utilizar sorvete de brigadeiro que é bem maltado ou de creme, ou de flocos que são neutros. (eu usei sorvete de flocos).

Bata no liquidificador como um milk shake comum e sirva com a calda de chocolate (veja receita abaixo).

Rendimento:  350 ml. 

Calda de chocolate

- 1 xic. de açucar
- 1 xic. de água
- ½  xic. de chocolate em pó (meio amargo, não pode ser achocolatado)
- 1 colh. de manteiga ou margarina

Em uma panela ferva o açucar com a água até começar a mudar de cor, ficar levemente amarelado, acrescente o chocolate e misture bem, até obter um ponto de fio bem fino. Cuidado para não engrossar demais a calda pois ela ainda vai engrossar a medida que esfriar.  Desligue o fogo e acrescente a manteiga, assim terá uma calda brilhante. Espere esfriar e coloque na geladeira. 

Rendimento aproximado de 1 copo de 250 ml.

Um comentário:

  1. Quem tiver acesso à produtos alimentícios profissionais (encontrados nas famosas casas de boleiras) pode comprar o emulsificante pra sorvete sem sabor, e seguir procedimento indicado na embalagem, substituindo o leite gelado pela cerveja. E adoçar a gosto. Aí o sorvete preserva mais o sabor de cerveja, sem interferência do chocolate ou da baunilha.

    ResponderExcluir